Conversas de Taberna: Livros que tiveram/terão adaptação cinematográfica - Café & Espadas

19 de abril de 2014

Conversas de Taberna: Livros que tiveram/terão adaptação cinematográfica

Quem nunca leu um livro já pensando em como ele seria se fosse um filme? Claro que sempre ficamos temerosos com relação à fidelidade daquilo nos descrito em páginas e já vamos assistir esperamos algum absurdo cometido, afinal, quase nunca, o filme é fiel ao livro. Já tivemos vários exemplos e vários ainda irão surgir.


Hoje nós iremos falar sobre alguns livros que receberam ou receberão esta homenagem e vocês saberão o que esperar quando forem assistir tais filmes.

Ender’s Game, de Orson Scott Card
O livro originou-se como o conto "Ender's Game", publicado em 1977 na edição de agosto de ficção científica Analog Science Fiction and Fact.

Situado na Terra no futuro (2164 até 2170), o romance apresenta uma humanidade em perigo que mal sobreviveu a dois conflitos com os Formics (uma exótica espécie de insetóides, normalmente chamados de "abelhudos" pela maior parte da população). Estes alienígenas mostram um comportamento de grupo parecido com o das formigas, e são muito protetores de seu líder, bem como as formigas da Terra protegendo a sua rainha.

Em preparação para uma eventual terceira invasão, a Esquadra Internacional mantém uma escola para encontrar e treinar comandantes de futuras esquadras. As crianças mais talentosas do mundo, incluindo o protagonista do romance, Ender Wiggin, são tomadas em uma idade muito jovem para um centro de treinamento conhecido como a Escola de Combate. Lá, os professores vão treiná-los nas artes da guerra através de jogos cada vez mais difíceis, incluindo aqueles realizados em gravidade zero na Sala de Combate onde o gênio tático de Ender é revelado.

- O que esperar no filme
Tudo. Você pode esperar tudo, se não leu o livro. Eu, por exemplo, infelizmente não li este livro. Sendo assim, não posso falar muito, pois não sei se foram fiéis à ele, mas o que posso dizer é que é um filme muito bom, mas também não é o melhor.

No filme acontece basicamente tudo descrito na sinopse do livro, porém acho que trabalharam mais nos efeitos visuais do que na trama. Apesar disso, temos aqui uma boa indicação de leitura.

A adaptação cinematográfica foi lançada no Brasil em dezembro de 2013.


The Spook’s Apprentice, de Joseph Delaney
A série é sobre Thomas J. Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, que pode ver criaturas das trevas e outras coisas que os outros não podem. Ele está sendo ensinado para ser um "Caça-feitiço", e aprenderá a lidar com as trevas.

- O que esperar no filme
As aventuras de Tom Ward, John Gregory e Alice já renderam alguns livros extras e agora ganham a sua adaptação para as telonas. O filme só será lançado no fim do ano, mas pelo único trailer divulgado até agora, já deu pra ter uma noção do que os fãs devem aguardar do filme.

Jeff Bridges será o caça-feitiço John Gregory, o que achei uma ótima escolha: tanto pela aparência física similar a descrita no livro como pelas grandes atuações e papéis feitos pelo autor no cinema. Já o fato do protagonista Tom ser interpretado por Ben Barnes gerou um leve desconforto, já que Tom é um adolescente franzino no livro e será interpretado por um ator adulto e com o porte mais avantajado que o personagem.

A adaptação cinematográfica será lançada em outubro de 2014.


A Esperança, de Suzanne Collins
O livro é o último da trilogia, precedido por Jogos Vorazes e Em Chamas. O livro em si é carregado de drama e possui críticas sobre a sociedade vivida por nós e pelos habitantes da Capital.

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência.

Começou a revolução.

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

- O que esperar no filme
Rebeldia contra o governo. Para quem leu todo o livro sabe que ele traz à tona toda rebeldia de um povo contra um governo ditador, uma resposta aos abusos sofridos e ao cansaço dessa opressão. Aliás, não é só por essa opressão, mais também por estarem cansados de verem seus jovens lutar até a morte por causas que nem sabem muito bem porque estão lutando.

É um filme que promete muita ação e emoção e que você não pode deixar de assistir e ler (não precisamente nesta ordem).

A adaptação cinematográfica será lançada em 21 de novembro de 2014.


Divergente, de Veronica Roth
Em uma cidade futurista, a sociedade divide-se em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Sinceridade e a Erudição.

Aos dezesseis anos, em uma grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é — não pode ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma.

Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e esforça-se para decidir quem são realmente seus amigos — e onde se encaixa em sua nova vida um romance com uma rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia significar sua morte.

Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama… ou destruí-la.

- O que esperar no filme
Bom, desse realmente não tem muito o que se falar, já que notavelmente se trata de mais um produto do pacotão de distopias (rasas) que temos visto tanto nos livros como no cinema nesses últimos tempos.

O enredo é o mais do mesmo: uma sistema opressor, uma sociedade condicionada, uma jovem que não se encaixa no modelo, um grupo rebelde que a acolhe, um romance óbvio, grupos que dividem categoricamente os rebeldes (ironicamente da mesma forma que o sistema faz com a sociedade) ... misture tudo com efeitos visuais duvidosos e pronto! Temos um Blockbuster para adolescentes.

A adaptação cinematográfica foi lançada em 21 de março de 2014 nos Estados Unidos.


Maze Runner – Correr ou Morrer, de James Dashner
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.

Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.

- O que esperar no filme
Esse é mais um livro que não li, porém quero muito ler já faz um tempo. E esse parece ser daqueles que você não desgruda o olho da página até terminar de ler todo. Pelo menos é o que nós vemos nas resenhas pela blogosfera.

Então, acho que é possível dizer que se pode esperar tudo depois de ler uma sinopse como essa. O que será que irá acontecer nessa clareira? Como esses jovens foram parar ali? E por quê? Quem é essa tal garota?

Espero que não seja mais um filme esperado e uma decepção depois.

A adaptação cinematográfica será lançada em setembro de 2014.



Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.
Não deixei de curtir a página do Café & Espadas no facebook:
https://www.facebook.com/cafeEespadas

E siga-nos no twitter
https://twitter.com/cafeEespadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário