Conversas de Taberna - Dicas Para Novos Escritores - Café & Espadas

25 de março de 2014

Conversas de Taberna - Dicas Para Novos Escritores


E o Conversas de Taberna demorou um pouco pra ser publicado, mas aqui estamos.

Hoje vamos debater algo que boa parte dos leitores já pensaram em fazer, ou tentaram, ou conhecem alguém que tem muita vontade ou até já começou a concretizar esse ideal: Escrever um livro.

Para nós que lemos compulsivamente pode até parecer fácil colocar e ordenar as palavras no papel. Mas só quem se atreveu a empunhar o lápis/caneta ou se lançar sobre o teclado do computador sabe como é aterrador o “desafio da página em branco”.

Tudo parece tão simples na sua cabeça, todos os personagens estão lá, com suas características físicas e psicológicas bem definidas; o ambiente construído com perfeição e de uma forma que irá acolher o leitor; os diálogos já estão interligados, revelando a trama pouco a pouco, aguçando a curiosidade de quem está lendo a sua história... Mas tudo parece fugir quando os seus olhos fazem contato com a brancura da folha de papel (ou da folha virtual do computador).

E como eu não fujo a regra, fui atrás de algo que ajudasse os aspirantes a escritor (assim como eu) a pôr no papel seus mundos, seus personagens e suas histórias.

O que encontrei fora dicas preciosas de grandes nomes da literatura atual como Neil Gaiman e George R. R. Martin. Sendo assim selecionei as que considerei mais úteis, cinco de Gaiman, cinco de Martin, com algumas alterações para o texto não ficar tão extenso. Espero que ajudem a todos a seguir e conquistar esse sonho.

Para ler as dicas na íntegra, clique nos links no final do texto.


1- Como você faz isso? Você faz. Você termina o que você escreve;

2- Grupos de escritores podem ser bons e podem ser ruins. Depende das pessoas neles, e para que elas estão ali;

3- A outra coisa que eu sugiro é usar a internet. Use ela para tudo que puder – grupos de escritores, feedback, networking, descobrir como as coisas funcionam, ser publicado. Ela existe, logo tire proveito dela;

4- Conheça os editores. Se você escrever Sci-Fi, horror ou fantasia, vá para os festivais de Sci-Fi, de terror ou fantasia onde os editores vão (principalmente os grandes festivais – procure por palavras como o Mundial ou Nacional no título). Mesmo que você ainda não conheça quaisquer editores, envie seu material;

5- Acredite em si mesmo. Continue escrevendo.

6- Eu acho que, a coisa mais importante para qualquer aspirante a escritor, é ler. E não somente o tipo de coisa que você está tentando escrever, pode ser fantasia, ficção cientifica, quadrinhos, qualquer tipo de literatura. Você precisa ler de tudo. Leia a história, ficção histórica, biografias, leia novelas de mistério, fantasia, ficção cientifica, horror, os sucessos, literatura clássica, erótica, aventura, sátira. Cada escritor vai ter algo para ensinar a você, seja bom ou ruim. (E sim, você pode aprender com livros ruins também – o que não fazer).

7- Escreva todos os dias, mesmo que seja uma página ou duas. Quanto mais você escrever, melhor nisso você será. Mas não escreva no universo dos outros. Cada escritor precisa aprender a criar seus próprios personagens, mundos e configurações. Usar o mundo de outro é o método preguiçoso. Se você não exercitar esses “músculos literários”, você nunca vai desenvolvê-los.

8- Dada a realidade do mercado de ficção cientifica e fantasia atual, eu sugiro também que qualquer aspirante a escritor comece com histórias curtas, contos. Hoje me dia eu vejo muitos escritores novos tentando começar de cara com uma novela ou uma trilogia, ou até mesmo com uma série de nove livros. É como começar a escalar de cara pelo Monte Everest. Histórias curtas vão ajudá-lo a aprender seu ofício. Elas são o lugar certo para cometer os erros que todo escritor iniciante vai cometer.

9- Na fantasia simplista, as guerras são sempre plenamente justificadas – você tem as forças da luz que lutam contra uma horda escura que querem espalhar o mal sobre a terra. Mas a história real é mais complexa.

10- Todos nós estamos sozinhos no universo – a única pessoa que cada um de nós realmente conhece profundamente, somos nós mesmos. Tenha contato com pessoas reais para desenvolver personagens especiais, com atributos únicos.

Boa sorte! 




Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.
Não deixei de curtir a página do Café & Espadas no facebook:
https://www.facebook.com/cafeEespadas

E siga-nos no twitter
https://twitter.com/cafeEespadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário