Conversas de Taberna: Terror e Horror na Literatura - Café & Espadas

29 de março de 2014

Conversas de Taberna: Terror e Horror na Literatura

Algumas pessoas tem dúvidas sobre como chamar: será literatura de horror ou terror? E muitos acham que é tudo a mesma coisas, mas as duas têm suas diferenças. Veremos hoje essas diferenças e encontrar as semelhanças entre essas literaturas que tanto nos instigam.


"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo,
e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."
O Horror Sobrenatural na Literatura - Howard Philip Lovecraft

A literatura de terror volta-se para a criação de uma atmosfera de suspense cuja explicação nada possui de sobrenatural, sendo essencialmente psicológica. Já a literatura de horror é o contrário, pois contém elementos do sobrenatural e a ideia de se escapar da morte.

De qualquer forma, um dos traços definitivos dos gêneros é que eles provocam uma resposta emocional, psicológica ou física nos leitores que faz com que os mesmos reajam com medo.

Possuem suas origens no folclore e em tradições religiosas, focando na morte, na ideia de vida após a morte, no mal, em demônios e no princípio de algo incorporado à pessoa. Estes manifestaram-se em histórias de bruxas, vampiros, lobisomens, fantasmas e pactos com demônios.

Principais Autores dos gêneros:
Edgar Allan Poe, Stephen King, Clive Barker, Lovecraft, Bram Stoker, Mary Shelley, Horace Walpole, Sheridan Le Fanu, Robert Louis Stevenson, Anne Rice, Diane Hoh, R.L. Stine, Richard Matheson, Robert Bloch, Dean Koontz, James Herbert, Peter Straub, Algernon Blackwood, André Vianco, Rochett Tavares

Mesmo causando todo esse medo (ou não), sempre é bom sair da zona de conforto e se distrair com contos de terror/horror. Então, que tal se arriscar um pouco?

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.
Não deixei de curtir a página do Café & Espadas no facebook:
https://www.facebook.com/cafeEespadas

E siga-nos no twitter
https://twitter.com/cafeEespadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário