Resenha: O Conto dos Irmãos Grimm - Café & Espadas

8 de fevereiro de 2014

Resenha: O Conto dos Irmãos Grimm

Título – Contos dos Irmãos Grimm 
Título Original – Tales of the Brothers Grimm 
Autor – Dra. Clarissa Pinkola Estés 
Páginas – 316
Editora – Rocco 


Em nossa vida, ainda que um episódio possa terminar mal,
 sempre há outro à nossa espera e depois desse,
mais outro. 

Sinopse



Nos contos de fadas acham-se gravadas ideias infinitamente sábias que durante séculos se recusaram a se deixa mutilar, desgastar ou matar. As ideias mais persistentes e sábias estão reunidas numa teia de prata a que chamamos contos.

Desde a descoberta do fogo, os seres humanos se sentem atraídos pelos contos místicos. Por quê? Porque apontam para um fato importante: embora a alma em sua viagem possa tropeçar ou se perder, no fim ela reencontrará seu coração, sua natureza divina, sua força, seu caminho para Deus em meio à floresta sombria – ainda que leve vários episódios ou “dois passa à frente e um atrás” para descobri-los e recuperá-los.

Desde a minha infância sempre fui fascinado por tudo que fosse relacionado à idade média. Dragões, castelos, cavaleiros, reis, bruxas e princesas povoaram (e ainda povoam) minha imaginação e sempre irão me encantar. Sendo assim, não é a toa que os contos de fadas despertam a minha curiosidade, pois além de eles possuírem todos esses elementos que foram citados, eles são um importante traço da cultura europeia medieval, pois vários estilos de vida e valores daquela antiga sociedade são descritos nessas histórias, além dos seus credos e lendas.

E de todos os escritores desse tipo de literatura, os maiores nomes, sem sombra de dúvidas, são os dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, ou mais popularmente conhecidos, Irmãos Grimm. Esses alemães, além de terem feito grandes contribuições para a língua alemã, escreveram inúmeros contos e fábulas que até hoje são publicados e adaptados para cinema e teatro, mesmo que para isso eles tenham sofrido algumas alterações que modificaram o seu teor às vezes violento e com estranhos valores morais.

“Os contos dos irmãos Grimm” possuem elementos infantis e é fácil perceber que o seu intento é passar lições de moral e ensinar o valor do trabalho para as crianças, porém em determinados momentos ocorrem cenas realmente violentas, principalmente nas partes em que os maus são punidos por seus crimes. Olhos furados, decapitações, sapatos de ferros em brasa são alguns dos castigos descritos, e não são poucas as histórias onde pais expulsam filhos de casa por não conseguirem aprender alguma atividade ou por simplesmente não terem nascido de um jeito esperado, com alguma deformidade ou coisa do tipo e, em alguns casos, os pais até tramam matar o próprio filho.

Nesse livro, a Dra. Clarissa Pinkola faz uma coletânea de 53 contos, que vão dos clássicos como “Branca de Neve”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” a outros não tão conhecidos assim como “As Três Línguas” e “A Árvore Narigueira”. Grande parte deles com belíssimas ilustrações de Arthur Rackham.

Alguns contos são realmente bons, prendem a atenção e tem uma leitura agradável. Já outros podem ser bem entediantes e com uma grande repetição de frases e um final realmente decepcionante, não acho muito recomendável uma leitura contínua.

Os Contos dos Irmãos Grimm é um ótimo livro e uma excelente aquisição para qualquer estante. A edição é linda, repleta de ilustrações e com folhas um pouco amareladas e com detalhes no topo, que dão um charme especial para o livro. Recomendo a leitura, seja por diversão, seja por curiosidade de saber a verdadeira versão de algumas histórias

História
Escrita

Revisão

Diagramação

Capa
 

Um comentário:

  1. Aquisição para qualquer estante sem sombra de dúvidas. Os contos de fadas diferem das demais literaturas, eles dirigem as crianças na descoberta da indenidade. Além de oferecerem experiencias que modulam o caráter. É encantador perceber, no imaginário infantil, a diferença entre princesa e bruxa. A conotação é tão basilar e concreta que nunca perde o significado, nós que tivemos contato com isso somos prova viva. Ótimo livro. Parabéns pelo blog. :D

    ResponderExcluir