Resenha: Em Chamas - Jogos Vorazes - Café & Espadas

6 de fevereiro de 2014

Resenha: Em Chamas - Jogos Vorazes


Título – Em Chamas 
Título Original – Catching Fire
Autor – Suzanne Collins
Páginas – 413
Editora – Rocco (Jovens Leitores)


As fagulhas se acendem, as chamas se espalham
e a Capital quer vingança.
Os jogos vorazes continuam!

Sinopse
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.



Após uma vitória que desencadeou pequenos levantes em outros distritos, Katniss agora precisa levar adiante a farsa do romance entre ela e Peeta. Desde o final dos jogos os dois estão separados, pois Peeta descobriu que só ele estava sendo verdadeiro o tempo todo. Apesar disso, eles devem estar preparados para começar a turnê da vitória e promover uma nova colheita.

Antes de tudo, Katniss recebe uma visita muito mais do que inesperada. O presidente Snow está lhe esperando para uma conversa um tanto quanto reveladora: ou Katniss continua sua encenação para convencer os moradores de toda Panem que o que ela fez foi mesmo por amor a Peeta ou as pessoas que ela mais ama sofrerão as consequências de seu ato.

Não lhe resta mais nada a não ser aceitar a proposta/ameaça do presidente e seguir adiante com a turnê. Porém, Katniss não consegue chegar ao resultado que queria, pelo contrário, o único discurso feito por ela durante toda a turnê faz que com tudo ficasse pior.

É ano do Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos depois dos Dias Escuros, e agora as regras são outras e muito inesperadas. Desta vez os tributos serão selecionados a partir do rol de vitoriosos vivos, ou seja, os únicos vitoriosos vivos que o distrito 12 possui são: Katniss, Peeta e Haymitch.

Por consequência e seguindo a lógica, Katinss será selecionada e os nomes de Peeta e Haymitch estarão no globo de sorteio. Se Haymitch for selecionado, Peeta se oferecerá como tributo masculino para poder ficar ao lado de Katniss na arena. E é isso que acontece. Eles competirão mais uma vez os jogos e dessa vez o final será bem diferente.

Eu recomendei a todos a leitura do primeiro livro? Pois para o segundo eu exijo que leiam! Novos acontecimentos e muita reviravolta nos são mostrados no Em Chamas, para mim é o melhor livro da trilogia. Até agora.

História
Escrita
Revisão
Diagramação
Capa

Um comentário:

  1. Simplesmente DEVORADO!!!! Cada uma das páginas tornam os músculos rígidos, cada parágrafo torna a respiração pesada, vida e morte pendem em lados opostos de uma balança, liberdade e submissão, para qual lado a balança vai pender no final? Leia e veja essa balança desmoronar totalmente, arrastando junto toda e qualquer hipótese do que aconteceria a seguir criadas por sua mente. Cuidado, pois a cada página virada, as chamas aumentam...

    ResponderExcluir