Resenha: "O Senhor do Vento" - Contos da Revista Bang! #0 - Café & Espadas

17 de fevereiro de 2015

Resenha: "O Senhor do Vento" - Contos da Revista Bang! #0

Resenha: "O Senhor do Vento" - Contos da Revista Bang! #0


"Era uma árvore em forma humana. Na verdade, a julgar pelos detalhes, parecia mais uma escultura. Uma estátua perfeita de madeira. Cabelos e barba reproduzidos com folhas; mãos e pés feitos com minúsculos ciprestes; dedos de raízes... "

O Senhor do Vento começa, como quem não quer nada, em uma tarde pueril em algum recanto interiorano. Duas crianças - Zezinho e Emília - fazem suas traquinagens, enquanto a avó preocupada grita por eles da varanda da casa enorme, repleta de mistérios e odores nostálgicos como só um casarão antigo pode ter.

Os netos, profundamente contrariados, vão para o banho enquanto o jantar é posto à mesa. É nesse momento que Zezinho é atraído para o “quarto proibido” onde só adultos podem entrar. Lá ele encontra um cachimbo estranho, ornamentado com desenhos de pica-paus amarelos, e com um exótico poder de produzir vida...

E subitamente, o conto escrito pelo autor Gabriel Réquiem se transforma em uma viagem claustrofóbica, agoniante e sanguinolenta pelas matas do sul do Brasil durante a época da Guerra do Paraguai.

Gabriel usa uma escrita muito sintética e objetiva. As largas referências à obra de Monteiro Lobato estão espalhadas por todo o texto, não como uma fonte de alimentação, mas como um destino final, um relato que de início perturba a mente impressionável de uma criança, mas que no fim a ajuda a futuramente criar um dos universos mais belos da literatura brasileira.


A Revista Bang em sua edição Nº0 acerta na escolha do seu conto inaugural. 

Confira todo o conteúdo da revista AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário