Olá amigos! Tudo bom com
vocês?
Mais um sábado. Mais um
Conversas de Taberna.
E hoje, como diz a máxima
vamos “unir o útil ao agradável”. Bom, pelo menos para mim e para milhões de gamers que amam simultaneamente seus
jogos, consoles, livros, histórias e autores.
Sem mais delongas, vamos a
nossa conversa de hoje.

Um gênero em plena expansão
É indubitável o sucesso que
títulos como Diablo e World of Warcraft possuem nos seus
respectivos currículos como jogos, mas como fazer com que essas franquias – já
muito rentáveis – rendam mais alguns cifrões? Basta olhar para as outras mídias
que também chamam a atenção do público. Puxando mais para o nosso lado: olhe
para as livrarias.
Acompanhando a tsunami da
literatura fantástica em geral, que encheu as livrarias de jovens sempre
ansiosos por novidades, as desenvolvedoras resolveram investir também nessa
área literária, levando para as páginas dos livros personagens já conhecidos,
ou não tão conhecidos assim.
As histórias narradas nesses
livros nem sempre são as mesmas que são mostradas nos jogos. Os personagens
mais conhecidos podem até aparecerem em algumas narrativas, mas são os que não
possuem tanta relevância dentro do game
que ganham um destaque especial, tendo suas origens reveladas.
O mais interessante para os
fãs das franquias é que nesses livros eles podem obter informações mais
detalhadas – muitas vezes ausentes no desenrolar da trama do jogo – sobre o
mundo fantástico que é palco das aventuras e daquelas partidas memoráveis.

E como era de se esperar, a
produtora dos jogos é quem cuida de todo o desenvolvimento do livro: desde o
seu roteiro até qual autor que irá fazer a adaptação. O principal interesse que
há nessa atitude é garantir a fidelidade da obra ao jogo que lhe deu origem.
Mantendo essa fidelidade, o público alvo ficara totalmente cativado pela obra,
e sendo assim, fica mais fácil para as desenvolvedoras usarem suas jogadas de
marketing para unir as duas trilhas de enredo – literária e eletrônica - de
maneira que uma seja um complemento da outra.
Com isso, fica fácil criar
ligações da história do livro com futuras expansões do jogo eletrônico por
exemplo.
Mas afinal de contas, todo
esse processo é bom ou ruim para a literatura fantástica? A resposta desta
pergunta depende de alguns fatores.
Como já mencionado antes, a
produtora do jogo interfere diretamente na produção do livro. Isso pode ser bom
por um lado, mas por outro pode comprometer o trabalho do autor, que para
adicionar algo mais influenciado pela literatura com a qual ele está
familiarizado – e não tanto pelo jogo – ele precisa da aprovação da empresa.
Mas isso dificilmente acontece, pois o autor escolhido sempre é um jogador nato
do jogo que será adaptado.
No mais, há mais vantagens e
pontos positivos com esse novo tipo de publicação, que concede aos leitores
novas referências de histórias já conhecidas, novos autores para acompanhar,
mais uma variedade e extensão da coleção de produtos da franquia eletrônica
favorita, mais um leque de opções para os apreciadores de fantasia, mais
investimentos em diagramação (o que rende livros com edições espetaculares!) e
várias portas de entrada para outros tipos de leitura.
Mas você estar se perguntando:
que jogos que já ganharam suas adaptações literárias?
Vamos conhecer algumas...
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Jogos >>> Livros
Vamos começar uma pequena
lista de jogos que inspiraram livros. Para o texto não ficar muito longo, não
vou me aprofundar sobre o enredo de cada livro. E para encabeçar essa listagem,
vamos com um dos jogos mais famosos e jogados no mundo...
- World of Warcraft
O jogo é um MMORPG (MultiMassive Online Role-Playing Games)
da produtora Blizzard (responsável
também pelo jogo Diablo) e possui um
ambiente épico, de batalhas sangrentas entre raças como orcs, goblins, anões e
trolls, que estão constantemente em guerra.
O jogo teve várias histórias e
contos publicados, escritos por diversos autores:
Alvorada dos Aspectos (Dawnof the Aspects),
por Richard A. Knaak. Kalecgos
A Morte vem do Alto (Death From Above),
por Robert Brooks
The War of the
Ancients Trilogy por
Richard A. Knaak (trilogia ainda sem tradução para o português)
A Guerra das
Areias Cambiantes (The War of the Shifting Sands) por Micky
Neilson
Rise of the Horde, por Christie Golden
Inteiro (Unbroken) por Micky Neilson (Conto)
- Assassin's Creed
Produzido pela empresa Ubisoft, o jogo viaja pela história da
humanidade, acompanhando a batalha eterna entre assassinos e templários. A
série já conta com 6 volumes, todos escritos pelo autor Oliver Bowden:
Assassin's Creed - Renascença
Assassin's Creed - Irmandade
Assassin's Creed - A Cruzada Secreta
Assassin's Creed - Revelações
Assassin's Creed - Renegado
Assassin's Creed - Bandeira Negra
- Bioshock
Bioshock é um jogo de tiro
desenvolvido pela Irrational Games, e
é muito bem conceituado pela crítica especializada devido a sua elaboração
gráfica muito detalhada e seu enredo profundo e com boas discussões
filosóficas.

O jogo rendeu somente um livro,
de título Rapture, que nada mais do
que um prólogo para os eventos do primeiro jogo.
A obra é de autoria de John
Shirley.
- Halo
Exclusivo da Microsoft. Possui
também uma série de quadrinhos. Os três volumes lançados até agora foram
escritos pelos autores Greg Bear e Eric Nylund, e são eles:
Halo Cryptum: A Saga dos
Forerunners (volume 1 da trilogia)
Halo Primordium: A Saga dos
Forerrunners (volume 2 da trilogia)
Halo Silentium: A Saga dos
Forerunners (volume 3 da trilogia)
- ResidentEvil
Também conhecido como Biohazard, é uma franquia desenvolvida
pela Capcom, que já ganhou sete
livros no exterior, todos escritos pela autora S. D. Perry:
Livro 1 – The UmbrellaConspirancy (Lançado no Brasil com o título A Conspiração Umbrella)
Livro 2 – CalibanCove(Lançado no Brasil com o título O Incidente de CalibanCove)
Livro 3 – City
ofDead
Livro 4 – Underworld
Livro 5 – Nemesis
Livro 6 – Code Veronica
Livro 7 – Zero Hour
Livros >>> Jogos
E essa estrada de adaptações
tem duas vias: livros também podem inspirar jogos! Confira alguns jogos que
tiveram seus enredos e ambientes inspirados em clássico da literatura mundial.
- Enslaved: Odyssey to the West
O livro Jornada ao Oeste é um clássico da literatura chinesa.
Escrito por Wu Cheng'en no
século 16, narra a história do rei macaco e seu companheiro o monge Xuanzang,
no resgate de escritos budistas perdidos na Índia.
- Dante's Inferno
Obviamente, o jogo foi
inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri, um dos maiores feitos
literários da humanidade.

No jogo, Dante é transformado
em um cavaleiro templário que deve cruzar o inferno em busca da redenção de sua
alma. Não muito diferente do protagonista do clássico da literatura.
- Dune
Baseado no livro homônimo de
Frank Herbert, o jogo foi produzido em 1992 e lançado para PC e Sega CD e foi
eleito um dos melhores jogos de aventura lançados na época do MSDOS.
- The
Witcher
A série de livros escrita por
Andrzej Sapkowski teve a sua adaptação “gamística” feita pela empresa CDProject.
Como era de se esperar, o jogo
é um RPG de aventura em terceira pessoa que explora muito bem a história criada
por Andrzej. O jogo teria sua terceira sequência lançada agora, no segundo
semestre de 2014, mas o estúdio adiou o seu lançamento em fevereiro de 2015. The Witcher 3: Wild Hunt será o primeiro
jogo da série com uma versão totalmente traduzida e dublada em português.
- Call of
Cthulhu: Dark Corners of the Earth
Uma das obras primas de H. P.
Lovecraft – O Chamado de Cthulhu –
foi a base para este jogo de survival
horror desenvolvido pela Headfirst
Productions e publicado pela Bethesda
Softwares e também pela Ubisoft.
O jogo tem elementos de FPS mesclado com ações furtivas, e o seu
enredo acompanha a investigação de um desaparecimento misterioso ocorrida em
Innsmouth, feita pelo detetive Jack Walters – um homem com a mente atormentada.
Tudo indica que essa parceria
firme entre literatura e jogos ainda irá render bastante para ambos os lados.
As listas acima representam
somente alguns exemplos. Nem mencionei os jogos baseados em séries já
famigeradas como Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Game of Thrones ou livros inspirados em
jogos como Call of Duty... Iria
alongar o texto drasticamente, e você leitor, tem ainda um sábado inteiro pela
frente, não é mesmo?
Mas antes de ir deixe seu
comentário aí embaixo com algum outro jogo bacana inspirado em alguma obra
literária, ou algum outro bom livro baseado em alguma dessas franquias
eletrônicas.
Um ótimo final de semana, e
até a próxima!
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