Olá amigos do Café &
Espadas.
Chegamos a mais um sábado. E
esse é um sábado especial para algumas pessoas, pois sim, estamos na Copa do
Mundo de Futebol. E hoje temos jogo da nossa seleção.
Então hoje vamos ter um
textinho rápido, porém bem interessante para todos os jovens escritores
independentes, sem vínculos (ainda) com editoras, que ainda estão desenvolvendo
suas histórias, ou que já têm elas prontas e impressas, mas que precisam de uma
ajudinha para emplacar a venda dos seus exemplares.

Hoje no Conversas de Taberna
vamos dar dicas de como vender o seu livro (físico) sem depender das grandes
redes de distribuição editoriais. Puxe uma cadeira e sente, por que o assunto é
bem interessante.
Consignação
Consignação é um ato comercial
em que você – no caso dos livros – faz-se uma proposta para um livreiro, onde
normalmente o livreiro fica com 30 a 40% do valor de capa a ser comercializado.
Neste ato, uma quantidade de
livros estipulada na negociação é deixada sem nenhum custo ao livreiro, em sua
livraria, e conforme as vendas forem se sucedendo, os resultados financeiros
das vendas começam a aparecer.
Exija um contrato ou faça um
de próprio punho, para legalizar todo o trato e dirimir qualquer eventual
problema de desacordo etc.
Outra boa dica é questionar ao
livreiro sobre dias e horários em que possa ficar abordando os leitores e
vendendo você mesmo os livros. Isso é bom, pois chama a atenção do leitor e o
coloca numa posição de privilégio.
Peça também, que o livreiro
coloque seu livro em alguma estante ou prateleira visível, embora saibamos que
estas posições são destinadas às editoras que pagam mais ou aos verdadeiros
best-sellers… Contudo, não custa nada tentar.
Promoções
Fica mais do que entendido que
há a necessidade de ter uma página específica para o marketing de seu livro,
seja no facebook ou em uma hospedagem própria. Portanto, é nesta página que as
promoções devem ser divulgadas.
Chame a atenção do público com
textos curtos e diretos, sobre quais as vantagens de optar pela promoção de seu
livro. Dê brindes de compra, como marca páginas, bottons, ilustrações ou mesmo
dedicatória em cada exemplar, isso dá uma ideia de privilégio ao
comprador. Indique frete grátis – há
alguns serviços dos correios que viabilizam e diminuem os custos para o envio
de livros e outros artigos de cunho didático, como o próprio Registro
Módico.
Feiras Literárias
Fique alerta às feiras de
livros que ocorrem por todo o Brasil – existem algumas cidades e regiões onde a
frequência destes eventos é saliente, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas
Gerais, contudo sempre encontramos feiras muito bem planejadas onde se podem
expor seus livros para venda, sem nenhum custo ou algum valor bem em conta.
Basta pesquisar.
Bancas de Jornal
Pode parecer uma opção bem
caída para alguns. Repito: para alguns. Estes que não sabem utilizar da ótima
ferramenta que possuem.
Porque digo isso? Normalmente
bancas de jornal não trabalham com consignação, mas caso encontre uma que
trabalhe fique a vontade para negociar e encontrar a melhor proposta.
Mas no caso mais comum, o
jornaleiro terá interesse em comprar o seu livro, contudo por um preço bem a baixo
da faixa de lucro, logo: prejuízo ao autor… Certo? Errado! Imagine você que
venda dois livros a um jornaleiro, tendo prejuízo monetário na negociação.
Agora imagine quanto você precisaria pagar para fazer um marketing em tempo
integral de seu livro, que ficará exposto, sei lá, em uma banca de jornal em
plena Av. Paulista, por exemplo...
Quantas pessoas passam em
frente ao estabelecimento? Quantas passarão e ao menos manterão contato visual,
um primeiro contato (o primeiro degrau para o interesse) com seu livro…
O prejuízo monetário, muitas
vezes não chega nem aos pés do lucro em propaganda que estará tendo.
Parcerias
Faça parcerias com outros
autores.
Com o networking que
naturalmente ocorre no meio literário, encontre algum colega confiável e com
uma obra na mesma linha editorial que a sua e proponha uma parceria de vendas.
Sabe aquele famoso 2 por 1?
Então, converse com este colega e analise as possibilidades de custo e de
retorno com este tipo de promoção.
Não é de hoje que duas opções
a um preço justo é muito mais atraente que uma única opção a um preço não
atrativo.
Além disso, propõe de cara ao
leitor, credibilidade. Pois, para um autor confiar no outro a ponto de
comercializar as obras em conjunto, denota que ambos acreditam no trabalho do
outro. Isso é um belo trunfo.
Bom, pessoal, essas são as
dicas para você que almejam vender mais exemplares do seu livro.
Na verdade, essas dicas não
foram dadas por mim, pois não sou um autor independente e nem tenho experiência
no ramo editorial. Porém me enviaram esse texto (nesse link
aqui) e achei bem interessante compartilhar com vocês, já que
aparentemente, elas foram elaboradas por uma pessoa que já está nessa luta para
ganhar o seu espaço no mercado literário.
Então é isso, hoje a nossa
conversa foi curtinha, mas muito proveitosa para alguns. E você, gostou das
dicas? Tem algo mais a acrescentar? Deixe seu comentário aí embaixo. Como
sempre, ele será muito bem vindo.
Até a
próxima!
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