Conversas - Dicas para vendas - Café & Espadas

28 de junho de 2014

Conversas - Dicas para vendas

Olá amigos do Café & Espadas.

Chegamos a mais um sábado. E esse é um sábado especial para algumas pessoas, pois sim, estamos na Copa do Mundo de Futebol. E hoje temos jogo da nossa seleção.

Então hoje vamos ter um textinho rápido, porém bem interessante para todos os jovens escritores independentes, sem vínculos (ainda) com editoras, que ainda estão desenvolvendo suas histórias, ou que já têm elas prontas e impressas, mas que precisam de uma ajudinha para emplacar a venda dos seus exemplares.


Hoje no Conversas de Taberna vamos dar dicas de como vender o seu livro (físico) sem depender das grandes redes de distribuição editoriais. Puxe uma cadeira e sente, por que o assunto é bem interessante.

Consignação

Consignação é um ato comercial em que você – no caso dos livros – faz-se uma proposta para um livreiro, onde normalmente o livreiro fica com 30 a 40% do valor de capa a ser comercializado.

Neste ato, uma quantidade de livros estipulada na negociação é deixada sem nenhum custo ao livreiro, em sua livraria, e conforme as vendas forem se sucedendo, os resultados financeiros das vendas começam a aparecer.

Exija um contrato ou faça um de próprio punho, para legalizar todo o trato e dirimir qualquer eventual problema de desacordo etc.

Outra boa dica é questionar ao livreiro sobre dias e horários em que possa ficar abordando os leitores e vendendo você mesmo os livros. Isso é bom, pois chama a atenção do leitor e o coloca numa posição de privilégio.

Peça também, que o livreiro coloque seu livro em alguma estante ou prateleira visível, embora saibamos que estas posições são destinadas às editoras que pagam mais ou aos verdadeiros best-sellers… Contudo, não custa nada tentar.
  
Promoções

Fica mais do que entendido que há a necessidade de ter uma página específica para o marketing de seu livro, seja no facebook ou em uma hospedagem própria. Portanto, é nesta página que as promoções devem ser divulgadas.

Chame a atenção do público com textos curtos e diretos, sobre quais as vantagens de optar pela promoção de seu livro. Dê brindes de compra, como marca páginas, bottons, ilustrações ou mesmo dedicatória em cada exemplar, isso dá uma ideia de privilégio ao comprador.  Indique frete grátis – há alguns serviços dos correios que viabilizam e diminuem os custos para o envio de livros e outros artigos de cunho didático, como o próprio Registro Módico.

Feiras Literárias

Fique alerta às feiras de livros que ocorrem por todo o Brasil – existem algumas cidades e regiões onde a frequência destes eventos é saliente, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, contudo sempre encontramos feiras muito bem planejadas onde se podem expor seus livros para venda, sem nenhum custo ou algum valor bem em conta. Basta pesquisar.
  
Bancas de Jornal

Pode parecer uma opção bem caída para alguns. Repito: para alguns. Estes que não sabem utilizar da ótima ferramenta que possuem.

Porque digo isso? Normalmente bancas de jornal não trabalham com consignação, mas caso encontre uma que trabalhe fique a vontade para negociar e encontrar a melhor proposta.

Mas no caso mais comum, o jornaleiro terá interesse em comprar o seu livro, contudo por um preço bem a baixo da faixa de lucro, logo: prejuízo ao autor… Certo? Errado! Imagine você que venda dois livros a um jornaleiro, tendo prejuízo monetário na negociação. Agora imagine quanto você precisaria pagar para fazer um marketing em tempo integral de seu livro, que ficará exposto, sei lá, em uma banca de jornal em plena Av. Paulista, por exemplo...

Quantas pessoas passam em frente ao estabelecimento? Quantas passarão e ao menos manterão contato visual, um primeiro contato (o primeiro degrau para o interesse) com seu livro…

O prejuízo monetário, muitas vezes não chega nem aos pés do lucro em propaganda que estará tendo.
  
Parcerias

Faça parcerias com outros autores.

Com o networking que naturalmente ocorre no meio literário, encontre algum colega confiável e com uma obra na mesma linha editorial que a sua e proponha uma parceria de vendas.

Sabe aquele famoso 2 por 1? Então, converse com este colega e analise as possibilidades de custo e de retorno com este tipo de promoção.

Não é de hoje que duas opções a um preço justo é muito mais atraente que uma única opção a um preço não atrativo.

Além disso, propõe de cara ao leitor, credibilidade. Pois, para um autor confiar no outro a ponto de comercializar as obras em conjunto, denota que ambos acreditam no trabalho do outro. Isso é um belo trunfo.


Bom, pessoal, essas são as dicas para você que almejam vender mais exemplares do seu livro.

Na verdade, essas dicas não foram dadas por mim, pois não sou um autor independente e nem tenho experiência no ramo editorial. Porém me enviaram esse texto (nesse link aqui) e achei bem interessante compartilhar com vocês, já que aparentemente, elas foram elaboradas por uma pessoa que já está nessa luta para ganhar o seu espaço no mercado literário.

Então é isso, hoje a nossa conversa foi curtinha, mas muito proveitosa para alguns. E você, gostou das dicas? Tem algo mais a acrescentar? Deixe seu comentário aí embaixo. Como sempre, ele será muito bem vindo.


Até a próxima!

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