Na majestosa e misteriosa Amazônia, habita um ser fantástico, tão grande quanto uma árvore e com a força de dez homens. Segundo conta uma lenda local, a criatura, conhecida como Votu (Vento em tupi-guarani), emerge das densas matas para punir severamente quem de alguma forma prejudica a fauna e a flora.
Votu é geralmente descrito como uma entidade da floresta, uma criatura humanoide que habita a região da Amazônia e que teria cerca de 3 metros de altura e uma força descomunal. Antigos tuxauas de diversas tribos há décadas já contavam para seus descendentes histórias sobre ele na região.
O grande compromisso de Votu seria com a Natureza, punindo aqueles que prejudicam a Selva Amazônica. No norte do Brasil, moradores se referem a ele até hoje como uma espécie de semideus ou espírito vingador. Inúmeras crenças a seu respeito, passadas de geração em geração, lhe renderam apelidos como "O Espírito da Selva", "O Demônio da Selva" e "O Demônio da Amazônia". Reza a lenda que, quando Votu emerge com seu comportamento bestial, as pessoas entram em pânico só de vê-lo.
Documentos coletados ao longo das últimas décadas sugerem que Votu já foi visto em algumas ocasiões. Em um relato datado de 1987 e baseado no depoimento de moradores do Acre, um historiador descreve "um ser humanoide monstruoso, mas com aparatos indígenas e um pedaço de madeira atravessado no nariz". A criatura, supostamente Votu, teria aniquilado uma rede de traficantes de animais.
Outro registro, este datado de abril de 1975, foi encontrado no diário de um ufólogo e criptozoólogo paraense que investigava a chegada de OVNIs na Floresta Amazônica. O diário fala sobre uma "criatura gigante com longos cabelos negros" avistada no alto de um penhasco. "Esse ser absurdamente fabuloso, que impressionou muito a mim e a meu guia, não parece ter qualquer ligação com a atividade extraterrestre investigada durante aquela noite, pois ele, assim como nós, também presenciou a passagem dos OVNIs. Depois, sumiu floresta adentro. Observamos tudo escondidos atrás de uma rocha, mas, infelizmente, não conseguimos fazer nenhum registro fotográfico dessa magnífica criatura".
Ainda segundo a lenda, Votu usaria, em raras ocasiões, uma espécie de arco espectral, bem grande, para ataques a longas distâncias. As flechas espectrais desferidas pelo grande arco teriam em suas pontas substâncias que, quando não letais, causariam aos atingidos reações como medo, paranoia ou delírios.
A Natureza tem muitas armadilhas. Votu é uma delas.
Via Votu
Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.
Não deixei de curtir a página do Café & Espadas no facebook:
https://www.facebook.com/cafeEespadas
E siga-nos no twitter
https://twitter.com/cafeEespadas
Não deixei de curtir a página do Café & Espadas no facebook:
https://www.facebook.com/cafeEespadas
E siga-nos no twitter
https://twitter.com/cafeEespadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário