Conversas de Taberna - Diagramação - Café & Espadas

1 de março de 2014

Conversas de Taberna - Diagramação

Muitos resenhistas falam em suas resenhas (óbvio!) sobre como a diagramação daquele livro foi bem feita ou não. Porém, o que poucos, ou quase ninguém faz é explicar o que é essa tal de diagramação. Não estou aqui querendo dar uma de expert em Design Editorial, até porque ainda estou a passos de bebê nessa área, porém já sei muito bem perceber quando um livro foi bem diagramado ou não. Algumas pessoas não sabem nem o que isso significa e agora irei explicar o pouco que eu sei sobre essa pequena parte do mundo dos livros.

O que é diagramar? 
Em qualquer trabalho gráfico, diagramar é distribuir, de forma harmônica, todos aqueles elementos que você quer colocar em uma página que vai ser impressa. A diagramação bem feita chama atenção de forma agradável aos olhos dos leitores, faz com a mensagem seja passada com mais facilidade e a leitura flui. Claro que se a história for muito boa isso acontece também, mas se o livro for muito bem diagramado você fica mais à vontade na leitura.
"A diagramação é aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, inclusive na televisão."
A diagramação consiste na escolha de uma fonte (tipografia) que dê conforto aos olhos, chamamos isso de legibilidade.
"A legibilidade é uma qualidade que determina a facilidade de leitura de alguma coisa. Em tipografia, a legibilidade é a qualidade tipográfica de um texto (ou caracter tipográfico) que determina a sua facilidade de leitura. Para que uma página impressa seja considerada legível, é preciso que o leitor converta, o mais rápido possível, símbolos tipográficos em conceitos."
Isso é o essencial para a diagramação. Não podemos escolher fontes cheias de curvinhas sensuais e colocá-las no corpo de texto de um livro ou qualquer outro trabalho que deseje a leitura contínua. Precisamos ser prudentes!

Não vou me demorar muito falando sobre o assunto de hoje, afinal não é só de legibilidade que vive a diagramação. São vários os fatores que levam ao resultado final de uma diagramação bem feita. Caso alguém tenha se interessado, aqui está um link para um site que explica muito bem o que não cheguei nem perto de falar - Diagramação: a parte que ninguém se interessa em saber

Então é isso, espero ter tirado algumas dúvidas de quem não sabia muito bem o que era a diagramação! Até a próxima Conversas de Taberna!

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.
Não deixei de curtir a página do Café & Espadas no facebook:
https://www.facebook.com/cafeEespadas

E siga-nos no twitter
https://twitter.com/cafeEespadas

2 comentários:

  1. Conheço vários diagramadores, inclusive uma de Manual de Carros... Ela curte o que faz, pq ninguém acredita!! rsrs
    Parabéns pelo blog guri! ^^

    http://desajustadoarrumado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Elis!

      Também conheço alguns diagramadores e um dele é meu professor na faculdade, e ele está conseguindo me empurrar para o lado da diagramação rs e eu acho que vou de bom grado fazer parte deste ramo!

      Até mais!

      Excluir