Resenha: O Segredo - As Aventuras do Caça-Feitiço - Café & Espadas

3 de fevereiro de 2014

Resenha: O Segredo - As Aventuras do Caça-Feitiço

Título - O Segredo
Título Original - The Spook's Secret
Autor - Joseph Delaney
Páginas - 304
Editora - Bertrand Brasil

Sinopse

Numa noite escura e fria, o Caça-Feitiço recebe uma visita inesperada e indesejável. Tom não sabe por que o estranho perturbou tanto o seu mestre, que anuncia a partida imediata para sua casa de inverno em Anglezarke.

A casa é desolada, assustadora, situada perto das trevas e com um porão lotado de feiticeiras e ogros aprisionados. À medida que os meses de inverno transcorrem, Tom começa a descobrir dados sobre o passado do seu mestre e a identidade do misterioso visitante que, aparentemente, é inimigo declarado do Caça-Feitiço.

Estarão as sombras do passado alcançando seu mestre? Que perigos ameaçarão Tom quando os segredos que seu mestre tenta esconder finalmente forem revelados?

“... Ninguém sabe exatamente o que acontece quando morremos - disse o caça-feitiço com um suspiro. - Se soubéssemos, não haveria tantas religiões diferentes dizendo coisas diferentes e todas achando que têm razão. Para mim, não faz a menor diferença qual religião que a pessoa segue. Nem mesmo se ela prefere seguir sozinha e escolher o seu próprio caminho na vida. Desde que viva uma vida honesta e respeite as crenças dos outros como seu pai lhe ensinou, então não pode estar muito errada. [...]”.

Nesse terceiro volume de As Aventuras do Caça-feitiço, Tom Ward, John Gregory e Alice viajam para a região sul do Condado, para a sombria charneca de Anglezark, um lugar onde o poder das trevas é maior e mais forte do que o normal. E com toda essa atividade aumentando misteriosamente, o Caça-feitiço se vê obrigado a investigar o que está havendo, e com isso, confrontar mais uma vez o seu passado cheio de segredos.

Em tempos remotos, a charneca de Anglezark era palco de cultos a Golgoth, o deus do inverno, que com o seu poder assolou todo o condado com um frio terrível que quase extinguiu toda forma de vida. Agora, um antigo aprendiz de Gregory, que se desviou totalmente dos ensinamentos e das qualidades de um Caça-feitiço e se dedicou ao estudo da necromancia, tentará usar seus poderes para ressuscitar Golgoth e assim mergulhar todo o condado em um novo inverno avassalador. Mas o foco principal desse volume é mesmo o passado de John Gregory.

Tudo gira em torno dos seus antigos amores e das difíceis decisões tomadas por ele. Ao chegar à casa de inverno do Caça-feitiço Tom conhece Meg, a feiticeira pela qual John foi e ainda é apaixonado, e isso o faz mudar sua visão sobre seu mestre, vendo toda a atenção e cuidado que ele devota a sua amada.

Grandes mudanças também acontecem na vida do jovem aprendiz, e ele tem que encarar a dura realidade da vida que escolheu para si. A saúde do Caça-feitiço está notoriamente se acabando, e após o ataque de um ogro terrível ela fica ainda mais debilitada e Tom se vê obrigado a se dedicar ainda mais ao seu treinamento, em meio às grandes turbulências que a sua família irá passar.

Alice está cada vez mais presente e vai ao poucos conquistando a confiança de John. E assim como no volume passado ela se mostra importantíssima para a trama e para Tom, hora usando seus conhecimentos e esperteza para tirar Tom de maus lençóis, hora como uma boa amiga.

Usando uma temática um pouco mais densa e mais voltada para os dramas pessoais de cada personagem, Joseph Delaney conduz o leitor numa viagem por uma região ainda não explorada do Condado, utilizando descrições simples de paisagens frias e de um clima não muito amigável. A narrativa é rápida assim como nos dois volumes anteriores, e dessa vez o elemento suspense está mais pulsante do que nunca, causando verdadeiros sustos a cada página. As tramas paralelas têm um bom desenrolar, e apesar de muita coisa ser revelada, surgem novas interrogações que irão atiçar a curiosidade do leitor, e o final anuncia que uma grande batalha contra os temíveis clãs das feiticeiras de Pendle está por vir. O Segredo mantém a originalidade dos títulos anteriores e é um ótimo livro, recomendo.

História

Escrita

Revisão

Diagramação

Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário