Resenha: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - Café & Espadas

27 de fevereiro de 2014

Resenha: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça


Título – A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça 
Título Original – The Legend of Sleepy Hollow 
Autor – Washington Irving 
Páginas – 72 
Editora – Leya (Barba Negra) 


Uma terra prazerosa de cabeça sonolenta era essa, 

De sonhos que ondulavam perante o olho semicerrado, 
De castelos alegres nas nuvens que passam, 
Eternamente fluindo num céu de verão iluminado. 
Castelo de Indolência. 

Sinopse 
Um pesadelo eterno no vale adormecido. 

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, grande clássico americano, é uma das histórias mais populares e sombrias em circulação.

Escrita por Washington Irving em 1820, a obra acompanha Ichabod Crane, um excêntrico professor que busca conquistar o amor de Katrina Van Tassel, a filha de um fazendeiro da cidade de Sleepy Hollow.

Após deixar uma festa promovida pelos Van Tassel, o supersticioso homem é caçado pelo Cavaleiro Sem Cabeça – o fantasma de um soldado morto durante a Guerra da Independência, que logo desaparece. E enquanto Katrina se prepara para casar com o rival de Crane, o leitor é convidado a solucionar juntamente com o professor o mistério do Cavaleiro...

Leitura prazerosa, rápida e sem precisar de intervalos. No decorrer do livro acompanhamos a história pacata de um professor de uma pequena cidade que abrigava o sossego e habitantes propensos a todo tipo de crença inacreditável.

Ichabod, que também possuía uma mente recheada de histórias incríveis e se deleitava com contos macabros, logo se interessou pela lenda da figura sem cabeça montada a cavalo e que era visto ocasionalmente pelo povo da região galopando na calada da noite.

Além de um bom professor, que até se tornava colega de brincadeira de seus alunos mais velhos, Ichabod era também o mestre do coral da vizinhança e tomava a atenção do público feminino durante o intervalo das missas de domingo.
Foi no coral que conheceu Katrina Van Tassel, uma garota de dezoito anos que usava provocadores anáguas curtas mostrando seus pés e tornozelos. Logo se apaixonou por toda sua beleza e riqueza.

Além de Katrina, ele acaba por conhecer Brom Van Brunt, seu rival na conquista do coração da moça. E paro por aqui, pois vou deixar o melhor para vocês descobrirem.

É um bom livro e curto, com apenas 72 páginas divididas entre ilustrações e explicações, mas acho que merecia mais história. Apesar disso, ele é um ótimo passatempo e a edição que li faz parte de uma coleção de clássicos.

História
Escrita
Revisão
Diagramação
Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário